quarta-feira, 20 de julho de 2011

Psicopatologia e personalidade em clientes de prostitutas: um estudo comparativo - 2001

Resumo
       O objectivo deste estudo foi o de investigar a existência de psicopatologia e de um perfil de personalidade característico em clientes de prostituição feminina. Para tal, constituíram-se dois grupos: grupo experimental (40 homens clientes de prostituição) e grupo de controlo (40 homens não clientes de prostituição). Os instrumentos utilizados foram o SCL 90 – R e o Mini-Mult. Os resultados mostram diferenças em relação às variáveis paranóia e hostilidade que não são interpretáveis neste contexto pelo facto do grupo experimental ser mais idoso (8 anos em média).
       Palavras chave: Psicopatologia, Personalidade, Clientes de Prostituição.


Abstract
       The objective of this study it was to investigate the existence of psychopathology and a profile of personality characteristic in clients of female prostitution. For that, two groups were constituted: experimental group (40 men prostitution clients) and control group (40 men non clients of prostitution). The instruments used it were SCL 90 – R and the Mini-Mult. Significant statistical differences were found for variables paranoia and hostility variables, but that are not interpret in this context for the fact that the experimental group is older. (8 years in average).
       Key words: Psychopathology, Personality, Clients of Prostitution.




INTRODUÇÃO

        A importância do tema em estudo prende-se, não só, com a  relevância social e psicológica do cliente da prostituição, mas também com a motivação que o leva a procurar a prostituta.
       Uma definição de prostituição pode ser considerada como “a prestação de quaisquer serviços sexuais em troca de qualquer forma de pagamento, tal como dinheiro, bebidas, drogas ou outros bens de consumo.” (1995, citado por Neto, 2000, p. 10)
       De acordo com Tamzoli  (Silva, 1995), a indústria sexual funciona como um mercado de oferta e procura: oferta por parte da mulher que se vende (prostituta) e procura por parte de quem compra (cliente).
       Segundo Mancini (1963, citado por Neto, 2000), o cliente não é o agente da prostituição, ele é o co-autor da mesma, variando o seu papel consoante as circunstâncias da época e do meio.
       Até há relativamente pouco tempo, quando se falava em prostituição, falava-se em prostitutas e em proxenetas, mas raramente se falava em clientes. Hoje em dia, com o surgimento da SIDA, começa finalmente a falar-se do cliente, a investigá-lo, a estudar o seu perfil, com o objectivo de lhe dirigir campanhas do HIV. O cliente perdeu invisibilidade e ganhou responsabilidade, quanto mais não seja a de não correr o risco de infectar as suas esposas e/ou companheiras.
       De acordo com um estudo feito por Santa Maria et al,  (1995, citado por Neto, 2000), a maioria das prostitutas afirmava que os clientes mais frequentes tinham idades compreendidas entre os 35 e os 50 anos, eram casados e pertenciam a um nível sócio-económico médio/baixo.
       Segundo elas, o que levava os clientes a procurá-las seria o “ vício “, o desafogo, o desejo por formas especiais de sexo, que não praticavam com as suas companheiras, desavenças e insatisfações conjugais, para além das necessidades de “ aventura “, de “ variação “ , assim como problemas de solidão e de inexperiência.
       De acordo com Le Moal (1995, citado por Neto, 2000), “a relação sexual com uma prostituta é o apanágio de homens que não atingiram a maturidade no campo afectivo e sexual “.
       O autor refere que os clientes podem ser agrupados em três categorias: adolescentes, casados (que praticam a infidelidade) ou celibatários e perversos. Uma possível compreensão dos comportamentos destes homens dever-se-ia buscar no contexto das suas infâncias, uma vez que o cliente não teve um quadro afectivo favorável ao seu desenvolvimento, ou porque está em crise sexual, por insucessos anteriores, receando ser confrontado em nova disfunção com mulheres das suas relações pessoais, sendo a prostituta alguém de passagem, com quem não existe espaço para a afectividade.
       O retrato psicanalítico do cliente da prostituição evidência uma homossexualidade latente, enraizada na relação primária com o pai e uma busca contraditória de identificação e rejeição da mãe, o que origina uma transferência de comportamentos, na medida em que a prostituta passa do masoquismo ao sadismo, ao passo que o cliente passa do sadismo ao masoquismo. (Neto, 2000, p.16)
              Na perspectiva de Sousa (1998), os depoimentos dos clientes que teve a oportunidade de entrevistar vão no sentido da necessidade de prostitutas para satisfazer fantasias, que vão além da actividade sexual, dizendo que “Talvez em termos simbólicos, ele (cliente) procure a “outra”, a diferente, um “corpo sem lei”, mas um corpo, apesar de tudo, sensível, compreensível, mudo – se necessário.” (p. 13).
       No âmbito simbólico, refere Sousa (1998), e no imaginário social, as prostitutas representam tudo o que uma esposa e mãe não poderiam eventualmente ser: sensual, misteriosa, entre outros atributos, que seduzem e atraem os seus frequentadores, principalmente por ocorrer uma inversão no acto da sedução. “ O papel que as prostitutas diariamente desempenham para os seus clientes, no quarto, é representativo das fantasias que cada indivíduo espera ver realizadas.” (Sousa, 1998, p. 135). Refere ainda que existe uma mudança, embora simbólica, dos papéis e das determinações sociais das categorias homem/mulher, que ao mesmo tempo fascina e amedronta os clientes.  A autora elaborou uma investigação que teve como objectivo conhecer o cliente da prostituição, para delinear o seu perfil sócio-económico e perceber as expectativas que ele nutre em relação às prostitutas e aos prostíbulos. Assim, esse perfil foi elaborado a partir do relato dos próprios  entrevistados, levando em consideração a idade, escolaridade, profissão, estado civil e a história de vida de cada um.  O perfil esboçado sugere que o cliente tem entre 25 a 35 anos de idade, que 57% eram solteiros, a escolaridade apresenta-se de forma variada e que, durante um período de quatro anos, se mantiveram empregados.
       Tendo em conta os resultados, a autora concluiu que houve um decréscimo na frequência de solteiros na ordem de 22%, enquanto o número de casados aumentou em 19%, o que pressupõe que a população masculina cliente de prostitutas é formada tanto por casados, como por solteiros. Existe uma certa constância de profissões, que registam sempre presença quando tem algum dinheiro a mais ou quando tem necessidade.
       Tendo em conta a investigação, Sousa (1998) conclui que os clientes de prostitutas são os que fazem parte do nosso quotidiano, habitam predominantemente em cidades e não são apenas turistas, como indica o senso comum.
       Quanto às motivações, foram registados os seguintes depoimentos dos clientes de prostitutas: “por convite dos amigos”, “por diversão/prazer”, “porque queria conhecer”, “por gostar de mulheres e curtição”, “porque é normal”, “porque sempre gostou”, “pela liberdade sexual desses ambientes”, “para curar mágoas”, “porque precisava”, “porque gostava da vida nocturna”, “para transar”, “por solidão”, “em busca de emoção”, e “por ter fora o que não tem em casa”. (citado por Sousa, 1998)
       Ao falarmos nas razões que levam os clientes a procurar serviços prestados na prostituição, que podem ser da ordem mais diversa, o cliente, quando entra em contacto com a profissional, sabe qual o serviço que vai ser prestado, o contexto em que vai ser praticado e que vai ter de pagar. A prostituta irá desempenhar o papel, tendo em vista a satisfação das necessidades psicossexuais do cliente.
       Stein (1974, citado por Money, 1977) nesse sentido, realizou um estudo de campo com prostitutas e prostitutos, tendo chegado à conclusão de que “os serviços sexuais estavam inextricavelmente entrelaçados com as necessidades psicológicas dos clientes”.
       Baseada nos papéis desempenhados, quer por quem se prostitui, quer por quem recorre ao serviço, Stein (1974) elaborou um quadro que reflecte as motivações dos clientes ao recorrerem à prostituição e o tipo de satisfações físicas e psicológicas que procuram. Juntos, os nove tipos de transações resultantes dos nove motivos/modelos comportamentais apontam para cinco funções psicossexuais da prostituição. 
       1. Alívio sexual: os clientes, interessados num rápido alívio e numa procura de diversidade, encaram a prostituição como um serviço basicamente sexual. São denominados de “oportunistas”, uma vez que buscam a conveniência, a disponibilidade imediata, a variedade e a ausência de compromisso. Os homens utilizam o calão “puta” para descrever a prostituta, da qual obtiveram um rápido e não emotivo serviço sexual.
      2. Expansão sexual: são homens que procuram novas experiências sexuais (James 1970, citado por Money, 1977). A aprendizagem de novas técnicas, utilizar a experiência, no sentido de se sentirem mais livres e atraentes, oportunidade de pôr em prática fantasias, libertação ou alívio psíquico que, algumas vezes, se revela uma experiência sexual intensa.
       3. Relacionamento: além do sexo, estes clientes procuram uma relação que preencha, de alguma forma, as suas necessidades emocionais. Estes homens conversam muito com as prostitutas e procuram a sua companhia fora do contexto sexual. Simbolicamente, a prostituta representa a amante, a confidente, a mãe ou até a filha. O prazer que buscam depende do sucesso da prostituta em desempenhar o papel que o cliente lhe atribui. Estes clientes podem ser exigentes e evasivos, mas por outro lado também podem ser violentos, se se sentirem frustrados e rejeitados.
       4. Divertimento sexual: com este intuito a procura é efectuada em determinados contextos sociais, como uma despedida de solteiro, ou um jantar de homenagem, encontros estes, normalmente, partilhados com outros homens, sejam eles amigos, ou colegas de trabalho. De uma forma geral, estes encontros prendem-se com a noção de confraternização masculina.
     5. Melhoria de status: neste contexto, normalmente, contratam-se os serviços de uma  ou mais prostitutas, com o objectivo subjacente de promoção de interesses económicos (de quem contrata). O cenário são homens de negócios, em viagem de trabalho, que recrutam prostitutas, a partir de serviços de acompanhamento, o que lhes permite uma aventura e serem vistos com mulheres bonitas.
Na tentativa de saber se existirá um perfil psicológico específico do consumidor da prostituição feminina e se a esse consumo estará associado a psicopatologia do cliente, foi realizado um estudo comparativo, por método correlacional.

MÉTODO
Participantes
       A amostra foi constituída por 80 participantes do sexo masculino, 40 considerados como clientes da prostituição feminina (grupo experimental) e 40 da população em geral, considerados como não clientes da prostituição feminina (grupo de controlo), com uma média de idades de 46, 48 anos e 32,6 anos, respectivamente.
        Num leque de idades compreendidas entre 21 e 81 anos de idade, a média de idade da amostra é de 39,54. 
Instrumentos
       SCL 90-R (Lipman, Derogatis & Covi, 1973), é uma escala constituída por 90 itens de auto-avaliação de sintomas de desajustamento emocional, que avalia a psicopatologia em termos de nove dimensões primárias ou escalas clínicas, a saber:
       Somatização – reflecte o mal-estar resultante da percepção do funcionamento somático, ou seja, queixas centradas nos sistemas cardiovascular, gastrointestinal, cefaleias, dores ou desconforto localizado na musculatura e outros equivalentes somáticos da ansiedade;
       Obsessões Compulsões – esta dimensão engloba os pensamentos, impulsos e acções experimentadas como persistentes e aos quais o indivíduo não consegue resistir. Esta escala é também um bom indicador da rigidez do pensamento;
       Sensibilidade Interpessoal – através desta dimensão, são avaliados sentimentos de inferioridade ou inadequação pessoal, particularmente nas comparações com outros, sendo as suas manifestações mais características a auto-depreciação, a timidez, o embaraço nas relações com os outros e as expectativas negativas relativas a essas relações;
       Depressão – esta escala inclui itens que procuram identificar sintomas de afecto e humor disfórico, sinais de isolamento, perda de interesse, falta de motivação e diminuição de energia, sendo, igualmente, contempladas a perda de objectivos e ideação auto-destrutiva;
       Ansiedade – reflecte um conjunto de sintomas e comportamentos associados com a ansiedade, manifesta através de indicadores gerais como agitação, nervosismo, tensão e sinais cognitivos de ansiedade. Encontram-se, igualmente, incluídos sintomas de ansiedade generalizada e de ataques de pânico;
       Hostilidade – associada à agressividade e à cólera enquanto estado afectivo negativo, procura identificar pensamentos, sentimentos e acções características a este nível, as quais, na prática, se traduzem pela irritabilidade e ressentimento;
       Ansiedade Fóbica – é definida como a resposta de medo persistente a um sujeito, local, objecto ou  situação específica. Tem um carácter irracional e é desproporcionada em relação ao estímulo desencadeante, levando o indivíduo a adoptar comportamentos de escape ou evitação;
       Ideação Paranóide – representa o comportamento paranóide, fundamentalmente, como um modo perturbado de pensamento, que se traduz principalmente ao nível do pensamento projectivo, hostilidade, egocentrismo, medo da perda de autonomia e delírios;
       Psicoticismo – esta escala fornece um contínuo graduado desde o isolamento interpessoal ligeiro até à evidência da psicose, incluindo referenciadores de isolamento e de estilo de vida esquizóide e sintomas primários de esquizofrenia;
       Os itens foram avaliados numa escala de cinco pontos ( 0 = nunca; 1 = pouco;
2 = moderadamente; 3 = bastante; 4 = extremamente).
       No que respeita à cotação, coloca-se o grau (0, 1, 2, 3 ou 4) que o sujeito assinalou com um X na grelha de respostas, na coluna correspondente a cada item. Cada coluna de itens corresponde a uma escala. Soma-se os itens, ficando, assim, com o valor total das notas que se divide pelo número indicado na respectiva grelha. Faz-se o mesmo para todas as escalas clínicas.
       Em termos de características psicométricas, o SCL 90-R tem apresentados níveis adequados, tanto de consistência interna, como de fidelidade teste-reteste. Estudos acerca da estrutura factorial confirmaram a estrutura dimensional derivada clinicamente e demonstraram a sua invariância através do sexo.   
       O SCL 90 – R foi adaptado em Portugal por Baptista (1993), tendo encontrado valores adequados de validade estrutural e fidelidade.



       Mini Mult, (Hathway & Mckinley, 1985) é a versão reduzida do Inventário Multifásico de Personalidade Minnesota composto por 71 questões, que mede a sintomatologia clínica, traçando desta forma o perfil psicológico do sujeito, isto é, avalia o modo global de funcionamento do indivíduo.
       Este inventário de personalidade é constituído por três escalas de validade
e por sete escalas clínicas:
Escala L – Pode assinalar um sujeito que consciente ou inconscientemente apresenta uma visão ingenuamente perfeccionista de si mesmo. Os itens desta escala referem-se a pontos fracos que as pessoas admitem que têm, apesar de não serem positivos do ponto de vista sociocultural.
       Escala F – Mede uma diversidade de respostas inusitadas e atípicas (sensações bizarras, ideias estranhas, experiências peculiares, etc.), bem como certo tipo de crenças, expectativas e auto-descrições  improváveis e contraditórias.
       Escala K – Explora o atitude do sujeito face aos seus sintomas, possibilitando a identificação de factores subtis, mas eficazes, aumentando a sensibilidade do instrumento e proporcionando um meio de correcção.
       Escala Hipocondria – É considerada uma escala de sintoma, compreendendo basicamente queixas, preocupações e sintomas relacionados com a saúde corporal. Apresenta uma correlação muito elevada com a escala Histeria.
       Escala Histeria – Desenvolvida para avaliar pacientes que usavam mecanismos de defesa do tipo conversivo. Inclui itens que se associam com a presença de queixas, sintomas somáticos e com a habilidade social de negar tais sintomas.     
       Desvio Psicopático – Destina-se a identificar um desajustamento social e transtornos de carácter associados com déficit no controlo dos impulsos que levam à passagem ao acto.
       Escala Paranóia – Desenvolvida no sentido de diagnosticar o quadro clínico da paranóia, “em que ideias de referência, delírios persecutórios e de grandeza eram manifestados”. (Dahlstrom, 1972, citado por Cunha, 1993, p.547)
       Escala Psicastenia – Desenvolvida tendo em vista a avaliação do padrão neurótico, incluindo aspectos fóbicos e obsessivos compulsivos, fadiga intelectual, dúvida e indecisão. É considerada uma escala de sintoma e é vulnerável a flutuações em função de uma perturbação experienciada.

       Escala Esquizofrenia – Identifica sujeitos que se caracterizam pela presença de ideias e comportamentos bizarros. É classificada como uma escala de sintomas, reflectindo distorções da realidade ou pensamentos bizarros, confusos e esquizóides.

       Escala Mania – Desenvolvida para diagnóstico do estado hipomaníaco e casos leves de mania, caracterizado por hiperactividade, excitação emocional e fuga de ideias. Os itens envolvem sentimentos de grandiosidade, grau de excitação e nível de actividade, abrangendo sintomas do estado hipomaníaco, assim como questões morais, interacção social, familiar e temas somáticos.

No entanto, para este estudo só consideramos as escalas clínicas.


Procedimento
       O primeiro passo dado no sentido da recolha dos dados foi procurar o consentimento dos sujeitos para o preenchimento dos protocolos, garantindo o anonimato, tendo sido o contacto garantido por um colaborador que frequenta prostíbulos.
       Assim, os sujeitos preencheram o protocolo constituído por SCL 90 – R e Mini-Mult, nesta ordem.
      

RESULTADOS

       Os dados foram tratados pelo programa estatístico SPSS (versão 10.0 para windows).
              Diferença entre grupos para a variável personalidade:
       O teste t para diferença de critérios mostra que o grupo experimental apresentou para a escala clínica paranóia notas mais elevadas (X = 6,40; DP = 2,44 ), em relação ao grupo de controlo(X = 4,95;  DP = 2,58 ). 
       Diferença entre grupos para a variável psicopatologia:
       Em relação à variável psicopatologia, verificou-se uma diferença estatisticamente significativa para a variável hostilidade [t (78) = 2,091, p < .05], onde o grupo experimental apresenta valores médios inferiores (X = .95;  DP = .71) ao grupo de controlo (X = 1,31;  DP = .82). 

       No entanto, um dado curioso tem a ver com o facto da variável depressão apresentar resultados elevados em ambos os grupos. No que diz respeito ao grupo experimental ( X = 7,25;  DP = 3,39), em relação ao grupo de controlo ( X = 7,03;  DP = 2,72 ). 
      
       Foram encontradas associações estatisticamente significativas entre as dimensões  internas às variáveis Psicopatologia (.42<r>.85, p<.05, p<.01) e Personalidade (.24<r>.79, p<.05, p<.01), atestando a boa validade interna de cada uma das escalas, bem como entre as duas escalas (.24<r>.85), apontando para uma boa validade convergente 

                             
DISCUSSÃO
       O presente estudo teve como objectivo investigar a existência de psicopatologia e de um perfil de personalidade característico de prostituição feminina.
        A variável hostilidade apresenta maior elevação no grupo de controlo. Estando a hostilidade associada à agressividade e à cólera enquanto estado afectivo negativo, esta escala procura identificar pensamentos, sentimentos e acções características a este nível, as quais na prática se traduzem pela irritabilidade e ressentimento.
      Tendo em conta a definição de hostilidade, estes resultados podem sugerir que a diferença de idade entre os grupos da amostra seja um factor preponderante, sendo que, os sujeitos mais idosos, possam estar mais conformados com a vida, ao invés dos sujeitos mais novos.
       No que diz respeito à variável paranóia, verificou-se uma elevação a ter em conta, no grupo experimental. Se considerarmos que a definição de paranóia está associada a uma hipersusceptibilidade e desconfiança básica, podemos inferir que o ambiente envolvente pode determinar de alguma forma este estado sintomático.
              Os resultados mostram diferenças em relação às variáveis paranóia e hostilidade, no entanto não são interpretáveis pelo facto do grupo experimental ser mais idoso oito anos em média.
       Não se pode traçar um perfil, pelo menos em definitivo, do cliente da prostituição feminina, nem se poderá estar associado à procura ou ao consumo de prostituição, uma vez que entre os clientes podem ser encontradas todas as categorias representativas: sócio-económica, estado civil, idade e o tipo de desejo sexual e ainda pelo facto de não termos a certeza absoluta que os participantes do grupo de controlo não sejam clientes de prostitutas ocasionalmente, embora digam que não.
       Alguns estudos apresentam consistência com esta ideia, tal como em Winick (1962, citado por  Money, 1977), que, no seu estudo acerca das motivações dos clientes, refere que a prostituta tem como objectivo satisfazer as mais variadas fantasias e funções sexuais dos seus clientes e que estas não diferem de modo significativamente apreciável entre clientes de diferentes grupos sócio-económicos.
       O retrato típico do cliente é o de um homem casado, de meia idade, com a vida profissional estabilizada e com recursos financeiros suficientes, no entanto, Afonso (1984), refere que não parece que o estado civil seja um factor determinante na procura e consumo da prostituição.
       No entanto, existem autores que tentam traçar um perfil do cliente, servindo-se de investigações literárias, como é o caso da historiadora Adler (1991, citado por Sousa, 1998, p. 32) que busca na obra de Regnaut, de 1906, traçando quatro tipos de clientela:
       “ Os libertinos, que gostam de novidades e cujos desejos exigem excitações que apenas as mulheres experientes podem oferecer. Os tímidos e os iniciantes, que não têm coragem, ainda de cortejar as mulheres. Os desfavorecidos pela natureza. Os homens casados com mulheres doentes, que não podem recebê-los e principalmente a multidão daqueles que não possuem os meios para contrair matrimónio ou manter uma amante”. Aos quatro segmentos, a autora acrescenta um quinto: “O grande número de homens casados, cujas esposas não são doentes, mas com as quais o acto carnal tem como finalidade apenas a procriação e, como modo de execução, a rapidez. Sem esquecer aquelas mulheres que impõem ao cônjuge a abstinência sexual”.(p. 105)
       No que se refere à idade do cliente, que é consistente com os nossos dados, no decorrer dos últimos anos tem-se observado um “envelhecimento” nos clientes da prostituição, uma vez que “os jovens e adolescentes tendem a abandonar os  cenários da prostituição como modelo de iniciação sexual”  (1998, citado por Pacheco, 2000, p. 140), já que são cada vez mais precoces as iniciações sexuais com colegas, amigas, namoradas. “No entanto isso não significa que tenham deixado de frequentar a prostituição, seja pela instituição de novos hábitos sociais, como as despedidas de solteiro, seja porque a mobilidade profissional se tem tornado crescente, nos últimos decénios.
       Entre os casados, busca-se na prostituição uma solução alternativa para uma vida sexual ou afectiva pobre, para mero gozo da posse sexual ou, mais frequentemente, para experimentar práticas sexuais em que a “legítima” não se disponibiliza:” (Pacheco, 2000, p.140).
       A questão da prostituição e a relação com os seus clientes é referida por Pacheco (2000), tendo em conta a existência de um amplo mercado de clientes com poder económico com disponibilidade para pagar e satisfazer necessidades de natureza sexual.   
       Pacheco (2000),  refere ainda que muito raramente se procedeu a qualquer investigação que tivesse como objectivo um conhecimento mais seguro sobre prostitutas, proxenetas e clientes. Ora, tendo em conta que existe um número significativo de homens que encaram o sexo dissociado das relações afectivas. Noutros casos, a mobilidade geográfica, propicia e dificulta o estabelecimento de relações heterossociais. Noutros, a relação sexual num contexto prostitucional isenta os homens do compromisso relacional que não carece de qualquer habilidade particular de cortejo, nem é condicionada por dessincronias entre as necessidades sexuais imediatas e o tempo que é necessário para as concretizar. Outros clientes buscam concretizar uma qualquer prática interdita no casamento ou não aceite pela parceira sexual. Parecendo-nos pertinente, a investigação e análise sobre os temas referidos.     
       Atendendo que não existem muitos estudos sobre o perfil do cliente da prostituição feminina, e tendo em conta, por isso mesmo, o carácter exploratório deste estudo, não se pode confrontar os resultados obtidos nesta investigação com outras, metodologicamente equivalentes, por forma a poder comparar-se, com rigor, os resultados do presente.        
       Assim, espera-se que futuramente surjam outros estudos sobre o perfil do cliente da prostituição feminina, permitindo, posteriormente, verificar se os resultados são convergentes com a presente investigação.
       Sugere-se ainda, como futura investigação nesta área, um estudo que tenha em conta variáveis sócio-económicas, geográficas, motivacionais e de depressão, pelo facto desta variável apresentar resultados elevados em ambos os grupos.

BIBLIOGRAFIA

Afonso, M. (1984). Prostituição e espaço social: O caso do Intendente. Universidade
       Nova de Lisboa.
American Psychiatric Association. (1994). Manual de diagnóstico e estatística das
       perturbações mentais. 4ª Edição. Lisboa. Climepsi Editores.
Anunciação, C. (1994). Distúrbio pós traumático de stress: estudo exploratório e
       comparativo da avaliação do ajustamento marital entre sujeitos com e sem DPTS
       Manuscripto não publicado,  Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Lisboa
Chaplin, J. P. (1989). Dicionário de psicologia. Circulo de Leitores.
Correia, J. (1992). Estudo do auto-conceito na mulher prostituta. Manuscripto não
       Publicado, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
Costa, J., & Alves L. (2001). Prostituição 2001: O masculino e feminino de rua. Lisboa. Edições Colibri.
Cunha, J. A. (1993). Psicodignóstico-R. Porto Alegre. Artes Médicas.
Ferreira, T. (1986). Relação amorosa e génese do desejo. Revista Portuguesa de
       Psicanálise. Volume 3. Lisboa. Edições Afrontamento.pp. 63-67.
Laplanche, J. & Pontalis, J. (1990). Vocabulário da psicanálise. Editorial Presença.
Mancini, J. (1963). Prostituition et proxenetism. Paris: Press Universitaires de France.
Milheiro, J. (1993). Que é feito da sexualide ?. Revista Portuguesa de
       Psicanálise. Volume VI. Número 2. Lisboa. Edições Afrontamento. pp. 5-13.
Money, J. (1977). Handbook of sexology. Amesterdam. Excerpta Medica.
Neto, E. (2000). Prostituição, violência e perturbação pós-stress traumático.
       Manuscripto não publicado, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
Pacheco, J. (2000). O Sexo por cá. Lisboa. Livros Horizonte.
Segraves, R. Taylor, M. D., Ph. D., (1999). Men and sex: new psychological
       perspectives. Journal of Sex & Marital Therapy. Volume 25. Number 3.
       Philadelphia. Brunner/Mazel, Inc. pp. 256-258.
Silva, M. (1995). Atitudes e crenças face à sida numa amostra de prostitutas.
       Manuscripto não publicado, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
Sousa, F. I. (1998). O Cliente - O outro lado da prostituição. São Paulo.                        
       Annablume.

Um comentário:

  1. Eu procuraria tentar extrair os motivos q nao sao revelados..
    baixa auto-estima por exemplo
    Imposicao de castidade e fuga da masturbacao
    Timidez inseguranca ansiedade..
    No meu caso eu sou bonito inteligente e virgem.procurei prostituta mas me impus o dever de tentar conquista-la primeiro.
    Eu tenho dinheiro suesso profissional carro de luxo mas sou tao complexado q nunca me julgo merecedor do amor de nenhuma mulher.
    Algumas mulheres devem achar q sou gay.. elas nao sabem q se tentarem sexo comigo conseguirao. Beijar nao basta. Insinuar nao basta. Palavras tb nao pois eu no fundo so me dou odireito de trabalhar, e tentar ser agradavel sem q eu seja beneficiado com ísso.
    Resumindo a opera eu vou ter q passar o resto da vida naa mao,independente do dinheiro aparecia, agradabilidade, carro, roupas, conquista, capacidade de resolver problemas dos outros..
    lascou.

    ResponderExcluir